Você conhece seus concorrentes? Provavelmente você responderá que sim. No entanto, sua resposta não pode ser superficial pois não conhecer o seu concorrente pode impactar diretamente o seu desempenho de vendas.
Conhecer profundamente seus concorrentes é um grande trunfo para sua estratégia comercial. Afinal, você só saberá quais são os seus diferenciais, se primeiro conhecer o que o mercado oferece. Se o seu diferencial for o mesmo dos seus concorrentes, ele será mesmo um diferencial?
Então, vamos começar por um ponto essencial: não pense apenas nos concorrentes que oferecem o mesmo tipo de produto que a sua empresa. A sua análise de concorrência deve levar em consideração também a atenção e o investimento do seu cliente. Afinal de contas, no mercado imobiliário, com um ciclo de vendas longo, o produto é apenas um dos diversos fatores que afetam a decisão final de compra do cliente.
Por que mapear a concorrência?
Aqueles que dedicam tempo para aprofundar nesta análise são capazes de mapear dezenas de fatores que vão definir seu posicionamento de mercado e direcionar as ações de marketing e vendas. Esse mapeamento permitirá ao gestor identificar oportunidades e necessidades de melhorias que, muitas vezes, podem ser alcançadas simplesmente por meio de ajustes nas estratégias.
Conhecer a concorrência também é fundamental para analisar as melhores práticas do mercado e como sua empresa pode adaptá-las a seus processos, além de ser útil para o gestor tirar boas lições do que não fazer. Percebemos então, que a análise da concorrência passa a ser uma ação contínua e não apenas pontual ao momento do lançamento do seu produto imobiliário.
O desafio da análise de concorrência
No entanto, manter todas as informações da concorrência atualizadas não é tarefa fácil e geralmente os gestores não dão a devida importância para elas. Por isso, para mudar essa prática eu vou compartilhar algumas questões que vão lhe ajudar a buscar as informações mais relevantes para seu negócio.
Analise as informações, avaliando o cenário do mercado e compare com a sua empresa ou produto. Procure encontrar soluções para o seu negócio, sempre explorando os seus pontos fortes e as fraquezas da concorrência. Lembre-se que de nada valerá investir tempo e recursos para analisar a concorrência e mercado se as informações obtidas não reverterem em mudança ou melhorias dos processos da sua empresa.
As perguntas que você precisa responder para conhecer (de verdade!) a concorrência:
[idea] Aprenda mais: Acesse meu catálogo de conteúdos gratuitos e aperfeiçoe seu processo de marketing e vendas para o mercado imobiliário[/idea]
Mapeamento de produto
- Quais as empresas que atuam no mesmo nicho de produtos que você?
- Quais as vantagens e desvantagens do produto da concorrência?
- Por quanto e como vendem esses produtos?
Mapeamento de mercado
- Quais são os planos de futuro dos seus concorrentes?
- Qual a estratégia utilizada pela concorrência para ter acesso a novos terrenos?
Mapeamento das estratégias de marketing
- Quais são as ações de marketing mais utilizadas pela sua concorrência?
- O público-alvo é mais impactado pela sua concorrência do que por você?
- Quais os principais canais de comunicação do seu concorrente?
Mapeamento das estratégias de venda
- A equipe de vendas da concorrência é bem-preparada?
- Você perde corretores para a concorrência?
- Os corretores preferem vender produtos concorrentes? Por quê?
Outras ações importantes que você deve considerar na análise de concorrência
- Faça network constante com seus concorrentes, fornecedores, parceiros, etc. O network é uma ferramenta fundamental para obter e compartilhar informação.
- Visite imobiliárias e corretores que trabalhem com seus concorrentes. Ouça o que eles dizem e como se relacionam.
- Visite e abra um canal de comunicação com seus concorrentes. Peça opinião deles sobre o mercado ou ações de comum interesse.
- Verifique constantemente os portais de compra e venda de imóveis.
- Ouça o que seu cliente diz a respeito da concorrência. A visão dele é diferente da sua.
- Siga seus concorrentes nas redes sociais e outros meios de comunicação
Enfim, a análise da concorrência é um processo importante para que você compreenda seu posicionamento no mercado e busque vantagens competitivas que potencializem seu produto e traga melhores resultados. Se tiver dúvidas sobre esse e outros temas referentes ao mercado imobiliários, conte comigo para ajudá-lo!
Leia mais: “Marketing 5.0 – Preparado para uma nova era do marketing? “
Baixe Grátis: “Ebook: Qual a verba de marketing ideal para o meu lançamento imobiliário”