análise de concorrência

Você conhece sua concorrência, de verdade? Então, responda essas perguntas

Você conhece seus concorrentes? Provavelmente você responderá que sim. No entanto, sua resposta não pode ser superficial pois não conhecer o seu concorrente pode impactar diretamente o seu desempenho de vendas.

Conhecer profundamente seus concorrentes é um grande trunfo para sua estratégia comercial. Afinal, você só saberá quais são os seus diferenciais, se primeiro conhecer o que o mercado oferece. Se o seu diferencial for o mesmo dos seus concorrentes, ele será mesmo um diferencial?

Então, vamos começar por um ponto essencial: não pense apenas nos concorrentes que oferecem o mesmo tipo de produto que a sua empresa. A sua análise de concorrência deve levar em consideração também a atenção e o investimento do seu cliente. Afinal de contas, no mercado imobiliário, com um ciclo de vendas longo, o produto é apenas um dos diversos fatores que afetam a decisão final de compra do cliente.

Por que mapear a concorrência?

Aqueles que dedicam tempo para aprofundar nesta análise são capazes de mapear dezenas de fatores que vão definir seu posicionamento de mercado e direcionar as ações de marketing e vendas. Esse mapeamento permitirá ao gestor identificar oportunidades e necessidades de melhorias que, muitas vezes, podem ser alcançadas simplesmente por meio de ajustes nas estratégias.

Conhecer a concorrência também é fundamental para analisar as melhores práticas do mercado e como sua empresa pode adaptá-las a seus processos, além de ser útil para o gestor tirar boas lições do que não fazer. Percebemos então, que a análise da concorrência passa a ser uma ação contínua e não apenas pontual ao momento do lançamento do seu produto imobiliário.

 

O desafio da análise de concorrência

No entanto, manter todas as informações da concorrência atualizadas não é tarefa fácil e geralmente os gestores não dão a devida importância para elas. Por isso, para mudar essa prática eu vou compartilhar algumas questões que vão lhe ajudar a buscar as informações mais relevantes para seu negócio.

Analise as informações, avaliando o cenário do mercado e compare com a sua empresa ou produto. Procure encontrar soluções para o seu negócio, sempre explorando os seus pontos fortes e as fraquezas da concorrência. Lembre-se que de nada valerá investir tempo e recursos para analisar a concorrência e mercado se as informações obtidas não reverterem em mudança ou melhorias dos processos da sua empresa.

As perguntas que você precisa responder para conhecer (de verdade!) a concorrência:

 

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Mapeamento de produto

  • Quais as empresas que atuam no mesmo nicho de produtos que você?
  • Quais as vantagens e desvantagens do produto da concorrência?
  • Por quanto e como vendem esses produtos?

 

Mapeamento de mercado

  • Quais são os planos de futuro dos seus concorrentes?
  • Qual a estratégia utilizada pela concorrência para ter acesso a novos terrenos?

 

Mapeamento das estratégias de marketing

  • Quais são as ações de marketing mais utilizadas pela sua concorrência?
  • O público-alvo é mais impactado pela sua concorrência do que por você?
  • Quais os principais canais de comunicação do seu concorrente?

Mapeamento das estratégias de venda

  • A equipe de vendas da concorrência é bem-preparada?
  • Você perde corretores para a concorrência?
  • Os corretores preferem vender produtos concorrentes? Por quê?

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Outras ações importantes que você deve considerar na análise de concorrência

  • Faça network constante com seus concorrentes, fornecedores, parceiros, etc. O network é uma ferramenta fundamental para obter e compartilhar informação.
  • Visite imobiliárias e corretores que trabalhem com seus concorrentes. Ouça o que eles dizem e como se relacionam.
  • Visite e abra um canal de comunicação com seus concorrentes. Peça opinião deles sobre o mercado ou ações de comum interesse.
  • Verifique constantemente os portais de compra e venda de imóveis.
  • Ouça o que seu cliente diz a respeito da concorrência. A visão dele é diferente da sua.
  • Siga seus concorrentes nas redes sociais e outros meios de comunicação

 

Enfim, a análise da concorrência é um processo importante para que você compreenda seu posicionamento no mercado e busque vantagens competitivas que potencializem seu produto e traga melhores resultados. Se tiver dúvidas sobre esse e outros temas referentes ao mercado imobiliários, conte comigo para ajudá-lo!

 

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