As 5 atitudes do gestor
1) Lidere sua equipe!!! Mostre que você está no controle e que juntos passarão pela tempestade. É hora de mostrar segurança e mostrar a equipe que são capazes de adaptar-se ao novo momento.
2) Aproxime-se ao invés de se afastar! O isolamento físico não precisa ser social. A interação entre o líder e sua equipe é possível de ser mantida, e até mesmo, melhorada, já que precisamos de maior eficiência em nossa comunicação. Felizmente temos muitas formas acessíveis de manter a equipe unida e engajada – Telefone, Webconferência, Whatsapp, Trello, etc. Seguindo a lógica da adaptação, é apenas uma questão de adotar novos meios e estratégias para continuar levando sua mensagem àqueles que estão com você nesse barco.
3) Ajude a sua equipe de vendas a criar uma nova rotina de trabalho! Vendedores odeiam rotina, mas neste momento, é exatamente isso que eles precisam. Portanto, seja paciente, otimista e persistente na prática de novas rotinas até que o novo normal seja bem assimilado pela equipe.
4) 20% dos vendedores fazem 80% dos resultados! Invista 80% do seu tempo e energia nestes 20%. O que eles precisam neste momento para continuar vendendo? Como você pode ajudá-los? Peça feedback quanto a obstáculos e novas objeções que podem ter surgido nesta nova realidade e compartilhe essas informações com toda a equipe.
5) Oriente e informe! Provavelmente nem todo mundo do seu time consome informação de qualidade. Ou seja, busque informação e conhecimento útil para este momento e compartilhe com sua equipe. Não permita a disseminação de Fake News, piadas de mau gosto e noticiais sensacionalistas no ambiente de trabalho pois elas tiram energia e foco. Seja o guardião de boas notícias e mensageiro de esperança de dias melhores.
Eu acredito que com essas 5 atitudes, você conseguirá liderar sua equipe com segurança e engajamento para que sejam capazes de continuar trabalhando com determinação e foco nos resultados. Até a próxima!