Há algumas semanas, eu fiz uma série de posts sobre o mercado e o marketing 4.0. Se esse movimento preconizado pelo pai do marketing, Philip Kotler, já vinha acontecendo espontaneamente nos últimos 5 anos, em 2020 a chegada do Covid-19 acelerou ainda mais a revolução digital. E é neste novo normal que muitas empresas serão reposicionadas e novos modelos de negócio surgirão, abrindo a era do Marketing 5.0.
Segundo o próprio Kotler, em uma aula ministrada em agosto de 2020, a partir deste momento, o marketing passa a caminhar lado a lado com a inovação. Ele chamou este novo conceito de “Ready to Change” (Pronto para mudar). Ou seja, as empresas precisam praticar a criatividade e a experimentação juntamente com o exercício de correr riscos para que esteja pronta para sobreviver em um mercado cada dia mais mutante.
E o que é o Marketing 5.0?
Segundo Kotler, o marketing 5.0 é um mercado de Zero-Conforto, onde as capacidades mais valorizadas de um gestor são:
- Identificar oportunidade ou/e riscos de disrupção
- Analisar cenários
- Planejamento ativo, ou seja, planejar fazendo
Neste caso, a habilidade de analisar, planejar e executar o plano torna-se muito mais dinâmica, pois muitas vezes o mercado exigirá que as empresas estejam sempre prontas para a mudança imediata.
Para este novo mercado, onde a tecnologia e a inteligência artificial já são uma realidade, a inovação é um processo que vai além das áreas de desenvolvimento de produtos, mas sim, é um processo de Co-Criação com os clientes e colaboradores.
No marketing 5.0, a velocidade das mudanças é tão acelerada, que o cliente nem sempre sabe qual o produto ele precisa, portanto, as marcas cada vez mais, precisarão reconhecer um problema a partir de uma necessidade ou desejo intrínsecos. Então, a partir daí criarão um produto que até então não havia sido pensado pelo próprio consumidor. Dessa forma, o marketing passa a ter a função também de educar o consumidor a usar o novo produto.
Portanto, se você sente que demorou para inserir sua empresa no mercado 4.0, mas está satisfeito pois agora já utiliza o marketing digital em seu negócio – sinto muito em te informar – mas as mudanças provocadas no mercado são tão intensas e ágeis que já aceleraram a era do Marketing 5.0. Ou seja, a partir da leitura deste artigo, seu foco de atenção imediata é preparar-se para mudança constante, abandonar definitivamente qualquer zona de conforto através da co-criação com seus clientes e colaboradores.
Leia mais: Marketing 4.0 – o poder nas mãos do cliente
Aprenda mais: Acesse meu catálogo de conteúdos gratuitos e aperfeiçoe seu processo de marketing e vendas para o mercado imobiliário