Puxar conversa e quebrar o gelo!!! O primeiro passo do network

Em um mundo globalizado e conectado, sua rede de relacionamentos é fundamental para sua vida profissional, negócios e oportunidades.

Dar o primeiro passo e puxar conversa com alguém estranho pode ser muito difícil para a maioria das pessoas, ainda mais em circunstâncias mais formais como conferências e outros eventos corporativos. Se você se sente frustrado em perder oportunidades de network, ou até mesmo novos negócios, então este artigo é para você!!!

Desde que eu me entendo por gente, sempre tive facilidade em puxar conversa e conhecer pessoas. Eu sou aquele tipo de pessoa que sempre dá um jeito de conhecer a pessoa da cadeira ao lado no avião, sou sempre a primeira a dar boas-vindas ao novo vizinho, conversar com a família que está na minha frente na longa fila do supermercado, ou com a senhorinha que vende picolé na praia… e por aí vai… é algo natural da minha personalidade e que tenho certeza me ajudou muito em minha vida profissional. Mas você sabia, que mesmo que você não seja tão extrovertido, você pode aprender a quebrar o gelo, principalmente nas situações mais formais???

Então se você tem dificuldade para abordar outras pessoas em eventos, fica a dica:

É preciso seguir 3 regrinhas básicas que são chave do sucesso nessas situações:

 

  1. Sorria! Começar uma conversa com sorriso no rosto é um ótimo começo.
  2. Seja positivo sempre! Nunca reclame ou fale mal de alguma coisa com pessoas que você não conhece.
  3. Vá direto ao assunto. Seja objetivo.

Com isso em mente, aqui vão algumas frases que são garantia de começar uma conversa. Escolha uma que tenha maior relevância com o momento e situação:

  1. “Que lugar bonito, não acha?” – A questão é comentar sobre o ambiente. Seja a decoração do evento, seja a boa localização, alguma coisa de interessante no ambiente você provavelmente vai achar para elogiar.
  2. “Você já participou deste evento antes?” – Se for o caso, e você já tenha comparecido a várias edições, procure oferecer informação extra ou fale sobre o que é mais positivo no evento. Se for o contrário, então peça para que a pessoa lhe mostre o local ou fale sobre o que é mais interessante.
  3. “Você conhece… ?” – Essa frase pode ser aplicada a praticamente qualquer situação ou pessoa. Pode ser uma empresa, um profissional, um livro… dependendo da resposta, você será capaz de estabelecer uma conexão em comum que tornará a conversa mais fluida. É preciso ter coerência com o evento ou relevância para a pessoa.
  4. “Há muito tempo que quero te conhecer” – Muitas vezes, a abordagem direta é a melhor prática. Aproxime-se da pessoa, estenda a mão e diga seu nome e na sequência o que fez com que estivesse tão interessado em encontrar essa pessoa. Evite coisas do tipo “Eu queria te conhecer porque sua empresa poderia ganhar com os meus serviços”. Lembre-se que admiração é uma coisa, tietagem e interesse são outras.
  5. “Eu gostei muito do que você disse” – Se você assistiu à apresentação de um palestrante que admira, então respire fundo e se aproxime para discutir os tópicos mais interessantes da palestra. Começar com um elogio é sempre uma maneira de captar a atenção do interlocutor.
  6. “Eu adorei o seu último post” – Se uma palestrante publicou em suas redes sociais ou blog algum post do qual tenha gostado muito, não deixe de mencionar em uma conversa.
  7. “Você sabe mais sobre a próxima palestra?” – Se a pessoa tiver mais conhecimento, deverá compartilhar as informações com você. Se estiver tão “no escuro” quanto você, vocês poderão gastar bons minutos especulando. A variante dessa frase é “Você sabe onde será a próxima palestra?” para pedir indicações.
  8. “Posso te ajudar?” – Se você encontrar uma pessoa que parece ter dificuldades para equilibrar pasta, casaco e café, por exemplo, oferecer ajuda não apenas é um gesto de gentileza como um ótimo quebra-gelo.
  9. “Você recomenda … ?” – Boa frase para usar no caso de várias palestras, petiscos para experimentar ou mesmo coquetéis. Qualquer que seja o caso, todo mundo gosta quando lhe pedem uma opinião.
  10. “Olá, eu sou…”Uma última dica de ouro – Tenha um roteiro de apresentação curto na ponta da língua. Você nunca sabe quando terá a oportunidade de encontrar aquele “cliente dos sonhos” no elevador, na fila do taxi ou na sala de espera de um médico. Prepare-se, treine e boa sorte!!!

Se você conseguiu conversar, se apresentar e estabelecer uma conexão, então precisamos partir para o próximo passo que é trocar contatos. Porém, no nosso mundo cada dia mais conectado, poucas pessoas andam com cartão de visitas, e mesmo que você o faça, ninguém realmente os guarda. Portanto, antes de finalizar a conversa ou despedir-se do novo contato, diga: “Vou lhe enviar meu contato por WhatsApp, assim podemos trocar informação sobre xxx. Observe que ao oferecer o seu contato você está pedindo o dele também, porém de forma mais sútil. Então, logo em seguida, adicione o contato dele e quando puder, compartilhe envie seu cartão de contato.

Eu uso o meu cadastro do iphone mesmo, com minhas informações de contato importantes, tais como e-mail, telefones comerciais, website, uma boa foto, etc. Então é só compartilhar contato que a pessoa pode salvar direto no celular dela.

 

 

No entanto, algumas situações podem ser mais formais, então, torna-se necessário criar um motivo para trocar contatos para que você não pareça oportunista. Neste momento é necessário pensar em algo que estabeleça uma conexão futura. Uma dica de um livro, artigo, um vinho, um contato de um amigo em comum, enfim, algum assunto que surgiu na conversa que seja relevante para o seu novo contato.

Por exemplo:

Se surgiu um assunto que você domina e tem uma boa indicação de leitura ou filme… “Vou lhe mandar o nome do livro de gestão por resultados que costumo indicar para meus clientes” ou “Eu li sobre uma startup americana que está desenvolvendo um projeto na sua área, vou lhe mandar o artigo, pois pode te interessar.”

Se possuem algum amigo ou alguém de interesse em comum… “Vou compartilhar com você o contato deste fornecedor de vinhos que tem um preço bem competitivo.” Ou “Vou compartilhar com você o contato do Fulano, ele vai adorar receber uma mensagem sua.”

Mais tarde ou no outro dia, você pode mandar uma mensagem curta e objetiva. Exemplo: “Foi um prazer te conhecer pessoalmente. Estou a sua disposição para conhecer a estrutura comercial da sua empresa e pensarmos juntos em uma solução para melhorar a performance da sua equipe. Foi um prazer te conhecer pessoalmente. Um abraço.”

Se você pode ir além e este novo contato é alguém importante mesmo para você, surpreenda e compre o livro ou o vinho mencionado e mande entregar na empresa dele com um cartão.

Enfim, é preciso ser assertivo e aproveitar oportunidades.

Basta ter cuidado para não ultrapassar o grau de intimidade e informalidade que o foi estabelecido na primeira interação, afinal, relacionamento é conquista e construção.

 

[divider height=”90″]

Scroll to Top