retorno do investimento em marketing

Os 3 principais indicadores para avaliar o retorno do investimento em marketing

Se você é gestor de marketing do mercado imobiliário, é provável que todos os dias você se pergunte se o investimento em marketing que você está fazendo nas ações de marketing e vendas estão dando resultados.

Se você tem a parceria de uma agência de comunicação ou de marketing digital, provavelmente você recebe todo mês um relatório enorme, cheio de métricas e dados sobre seus investimentos em marketing. No entanto, apesar de todos os gráficos coloridos e números, ainda assim você se questiona por que aquelas métricas não refletem a realidade do seu desempenho de vendas.

O fato é que o mercado imobiliário não tem fórmula mágica. Mesmo que você tenha expertise no seu mercado, ou até mesmo fazendo um copia e cola do seu último lançamento, a gente sabe que cada lançamento traz uma série de decisões que são relevantes e específicas daquele momento.

Então, para lhe ajudar a tomar decisões assertivas em onde investir sua verba de marketing, eu vou lhe dar 3 indicadores de ouro:

 

Como avaliar o retorno do seu investimento em marketing

  • Avalie o canal de Origem  – Canal de origem é a porta de entrada do cliente na sua empresa. Ou seja, qual o canal de atendimento ele fez contato com você. Ele entrou na chat, visita espontânea na sua loja de vendas ou interagiu em um post na sua rede social.

 

  • Identifique a mídia de origem –  A mídia de origem é onde e como o cliente teve contato com seu produto. Entram nessa categoria as placas, os panfletos, todos os anúncios e postagens online, as indicações de clientes, uma ação promocional.

 

  • Funil de Vendas – O funil de vendas é uma das ferramentas mais antigas do nosso mercado. No entanto, ele é até hoje uma forma bem eficaz de avaliar desempenho das suas ações de marketing e vendas. Ao avaliar o seu funil é possível estimular cada etapa de acordo com seus objetivos. Por exemplo, se você tem um lançamento em breve, seu foco é estimular ações de atração. Ou seja, ações que aumentarão a quantidade de visitantes e leads de boca de funil. Mas vamos dizer que, por exemplo, você fez uma campanha poderosa de Black Friday em novembro e ainda tem muitos prospects que tem perfil e interesse mas que por algum motivo ainda não tomaram a decisão de compra. Então, esse é o momento de criar uma campanha de oportunidade de fechamento, oferecendo uma condição de compra diferenciada, algum desconto diferenciado em uma unidade âncora etc.

 

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Informação para obter resultados excepcionais

Para obter resultados excepcionais é preciso encarar o desafio de fazer uma boa gestão de marketing e vendas.

O mercado imobiliário não tem espaço para amadorismo. Quanto mais informação e conhecimento, maior é sua capacidade em tomar as decisões assertivas e melhor serão seus resultados.  Então, não perca a oportunidade de repensar suas estratégias de marketing e vendas e preparar-se para um novo ciclo de mercado.

Se precisar de ajuda, eu estou aqui para lhe ajudar.

 

 

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